English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



sexta-feira, novembro 30, 2012

Quinta da Jardinete Chardonnay 2011



 Região Açores-São Miguel .   Castas Chardonnay Produtor Topic & Rebelo, Soc.Agrícola,Lda .   Tipo Branco Ano 2011 . Álcool 13,0% 
  

De volta aos vinhos Açorianos! A minha afinidade é óbvia, mas em boa verdade, não o suficiente para me ofuscar a visão.
  
Atualmente é um facto! Nos Açores, já conseguimos ter um leque vinhos (brancos), bastante interessantes, pena serem poucos e em poucas quantidades. Este Quinta da Jardinete Chardonnay 2011, é certamente um destes casos, um vinho Regional dos Açores oriundo de São Miguel, fruto de um pequeno e interessante projeto, dirigido pelo Eng. Mário RebeloUm vinho digno de referência e destaque no cenário vínico Açoriano. Esta é a segunda edição deste Chardonnay "Micaelense".
  
Sou daqueles que acredita que o  enfoque, tem de estar no que de melhor se faz lá fora, deixando que as especificidades próprias destas terras de chão de lava banhadas pelo Atlântico, lhes coloquem o cunho, a identidade. Estes são factores que bem controlados poderão ser uma mais valia para os vinhos Açorianos, até porque os consumidores cada vez mais tendem a procurar novos argumentos como forma de fugir à rotina dos vinhos bem feitinhos e frutadinhos.
  

Notas de Prova
  
Um Branco interessante e de excelente pendor gastronômico.  A sua acidez está excelente, diria mesmo, para mim, é de certa forma um garante da qualidade deste vinho. Por este facto e em "minha opinião", este vinho deverá ser apreciado novo, enquanto mantém esta vivacidade. Apesar da sua similaridade com a colheita anterior, este Quinta da Jardinete Chardonnay 2011 parece-me ainda mais afinado.
  
Aspecto amarelo citrino, levemente brilhante. Aroma discreto, marcado por notas a ananás, pêssego alguma pêra e uma leve sugestão a chá. Paladar boa intensidade, confere e a reforça as evidencias aromáticas. Onde se destaca uma boa estrutura e uma excelente acidez a retemperar o conjunto e a evidenciar um subtil salgado/iodado presente num final de boca levemente persistente.


Nota Pessoal: 16,0
Preço(Ref): €12,50 (Açores)

5 comentários:

  1. Caro Rui esta história que me foi passada dos vinhos Açorianos serem muito ácidos e salgados, digo-lhe é um perfeito disparate, tive a oportunidade de provar uns quantos em Outubro passado, e posso lhe dizer que fiquei surpreendido com alguns dos vossos vinhos, não ia lá com muito boa ideia do que ia encontrar, responsabilidade também de alguns amigos Açorianos que tenho ai.

    Continuem vão muito bem, parabéns aos vossos produtores

    Cumprimentos.

    Carlos Araújo

    ResponderEliminar
  2. Caro Carlos Araújo,

    Em primeiro lugar obrigado pela sua intervenção. De facto e Infelizmente esta é uma história, que apesar de não corresponder à nossa atual realidade, ainda se vai ouvindo.
    Tempos houve, que efetivamente os nossos vinhos eram demasiado acídulos, vinhos que necessitavam claramente de muito mais tempo em garrafa, acabavam sendo servidos demasiadamente jovens, penalizando-os e contribuindo para alguma da má reputação que se referiu .
    Hoje em dia, o conhecimento e as vivencias são outros, os métodos e técnicas de vinificação também e como tal a nossa atual realidade.

    Bons vinhos!

    ResponderEliminar
  3. Para quê tanta TRETA em torno de um vinho? Um vinho é para beber e o resto são tretas. Voçê mais dois ou três wine bloggers tem a mania que são críticos. LOL

    ResponderEliminar
  4. Bom dia gostei muito do post, fiquei curioso à cerca do vinho, onde o poderei adquirir na região de Lisboa?

    Obrigado.

    Luís Tavares

    ResponderEliminar
  5. Caro Luís Tavares,

    Poderá encontrar este vinho aqui:

    LOJA DOS AÇORES
    AVENIDA ELIAS GARCIA 57 - LISBOA
    TEL: 217971114

    Espaço Açores
    Rua São Julião, 58 - Lisboa
    TEL: 218880070

    Bons vinhos.

    Rui A Teixeira

    ResponderEliminar